COMO ECONOMIZAR DINHEIRO SEM ABRIR MãO DO QUE VOCê GOSTA

Economizar dinheiro é um dos principais objetivos de muitas pessoas, mas nem sempre é fácil abrir mão de certos hábitos e prazeres que fazem parte do nosso estilo de vida. Será que é possível economizar dinheiro sem sacrificar o que nos faz felizes? Neste guia da da Catraca Livre, vamos te mostrar que sim, e te dar algumas dicas de como fazer isso. Confira!

Créditos: iSTock

Como economizar dinheiro sem abrir mão do que você gosta

Economizar dinheiro não significa viver de forma miserável, mas sim de forma inteligente. Isso quer dizer que você pode sim continuar fazendo as coisas que você gosta, desde que você faça isso de forma consciente e planejada.

  • Estabeleça prioridades: o primeiro passo é definir quais são as coisas que você realmente gosta e que te trazem satisfação, e quais são as coisas que você faz por impulso, por conveniência ou por influência de outras pessoas.

    Por exemplo, se você gosta de viajar, esse pode ser um dos seus objetivos de economia, e você pode cortar outros gastos que não te trazem tanto prazer, como comprar roupas novas, comer fora ou assinar serviços que você não usa.

  • Faça um orçamento: o segundo passo é fazer um orçamento mensal, anotando todas as suas receitas e despesas, e separando uma parte do seu dinheiro para a sua diversão.

    Essa parte pode ser de 10% a 20% do seu salário, dependendo da sua situação financeira. O importante é que você tenha um limite para gastar com o que você gosta, e que você respeite esse limite, sem comprometer as suas outras contas.

  • Pesquise e compare preços: o terceiro passo é pesquisar e comparar preços antes de comprar ou contratar qualquer coisa que você goste. Você pode usar sites, aplicativos ou cupons de desconto para encontrar as melhores ofertas e economizar dinheiro.

    Por exemplo, se você gosta de ir ao cinema, você pode aproveitar as promoções de dias e horários específicos, ou usar os benefícios do seu cartão de crédito ou do seu plano de celular.

    Se você gosta de comer fora, você pode usar aplicativos que oferecem descontos em restaurantes, ou optar por pratos executivos ou combos.

  • Busque alternativas mais baratas: o quarto passo é buscar alternativas mais baratas para fazer as coisas que você gosta, sem perder a qualidade.

    Por exemplo, se você gosta de ler, você pode trocar livros com os seus amigos, frequentar bibliotecas públicas ou usar plataformas digitais de leitura.

    Se você gosta de se exercitar, você pode fazer atividades ao ar livre, usar aplicativos de treino ou se inscrever em grupos de corrida ou caminhada. Se você gosta de sair com os amigos, você pode fazer programas em casa, como assistir a um filme, jogar um jogo ou fazer um jantar.

  • Aproveite as coisas gratuitas: o quinto e último passo é aproveitar as coisas gratuitas que a sua cidade oferece, e que podem te proporcionar momentos de lazer e diversão.

    Por exemplo, você pode visitar museus, parques, exposições, shows, feiras ou eventos culturais que não cobram entrada ou que têm preços populares.

    Você também pode participar de cursos, palestras, oficinas ou workshops que são gratuitos ou que têm um valor simbólico. Você também pode aproveitar as belezas naturais da sua região, como praias, cachoeiras, montanhas ou florestas.

Seguindo essas dicas, você pode economizar dinheiro sem abrir mão do que você gosta, e ainda descobrir novas formas de se divertir e se satisfazer.

Lembre-se de que economizar dinheiro é um hábito que deve ser cultivado diariamente, e que requer disciplina, organização e criatividade. Mas não se esqueça de que o dinheiro é um meio, e não um fim, e que o seu objetivo é viver melhor, e não apenas acumular.

Veja também: 5 dicas para guardar dinheiro todos os meses

2023-11-15T19:31:39Z dg43tfdfdgfd