6 PODCASTS SOBRE TECNOLOGIA PARA QUEM BUSCA APRENDER MAIS SOBRE A áREA

Ouvir podcasts se tornou, nos últimos anos, uma atividade comum do dia a dia. Por ser um conteúdo em áudio disponível em diversos dispositivos, é possível acompanhar episódios enquanto se enfrenta o trânsito, se lava a louça do almoço ou, até mesmo, se passeia com o cachorro.

Distribuídos na internet por plataformas chamadas “agregadoras”, como Spotify e Deezer, os podcasts são um formato de mídia em áudio que funciona como um programa de rádio, porém, com a vantagem de serem ouvidos sob demanda. Além disso, como possuem baixa transferência de largura de banda, esses canais permitem uma maior economia no uso dos dados da operadora, diferentemente do que ocorre durante o consumo de vídeos.

Devido a essa facilidade, o interesse por esse tipo de mídia vem aumentando, inclusive no Brasil. Hoje, o País lidera o ranking mundial de consumo de podcasts. Segundo dados do DataReportal 2023, 43% dos usuários de internet brasileiros, com idade entre 16 e 64 anos, escutam podcasts semanalmente.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Aprendendo com podcasts sobre tecnologia

Além de entreter, os podcasts podem ser uma ferramenta de apoio no aprendizado de novos assuntos, tanto para pessoas em fase escolar, como para o público em geral. De acordo com o assessor pedagógico da Mind Makers, Daniel de Freitas, adquirir conhecimentos por meio desse tipo de mídia estimula o protagonismo de quem estuda, porque o público pode pausar, retomar ou avançar o episódio seguindo o próprio ritmo e disponibilidade de tempo.

“É preciso tomar cuidado com a veracidade do conteúdo trazido, sempre verificando a qualidade das fontes apresentadas e quem são os convidados dos episódios”, alerta Daniel. “Tendo isso garantido, o podcast será uma ferramenta muito interessante de aprendizado, que pode ajudar quem escuta a aproximar o assunto de seu dia a dia”, afirma.

Pensando em ajudar na seleção de podcasts sobre tecnologia, Daniel realizou uma curadoria especial de seis episódios que abordam essa temática. Confira!

1. Rastreadores Galaxy Smart – Podcast Canaltech (Link) – Episódio sobre como funcionam os rastreadores portáteis AirTags e Galaxy SmartTags, desenvolvidos para serem pendurados em objetos como chaveiro, carteira e até mesmo mala de viagem.

2. Agentes autônomos de IA: como eles resolvem problemas? – Podcast StartSe Tech (Link) – Sobre o uso de agentes autônomos, sistemas desenvolvidos para atuar de forma independente na sugestão de soluções para problemas complexos. 

3. Q* e a grande revolução da IA – Podcast Ciência Sem Fim (Link) – Sobre o Q*, algoritmo superavançado, considerado a “super IA” da OpenAI, criadora do ChatGPT. 

4. O que são e como utilizar os Prompts do GPT – Podcast Café Debug (Link) – Aborda como funcionam os comandos e instruções oferecidos ao ChatGPT para geração de respostas (os prompts GPT) e suas implicações para o futuro da IA e linguagem neural.

5. A história da segurança da informação – Podcast Podcafé da TI (Link) – Traz o surgimento da segurança da informação e seu amadurecimento ao longo dos anos. 

6. Mentalidade de segurança e controle parental – Podcast Tecsec (Link) – Trata de como os brasileiros estão no cenário de segurança e comportamento digital. Também são abordados temas como controle parental e tempo de tela.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

2024-03-20T17:06:42Z dg43tfdfdgfd