É 10: “AVATAR 2” NA DISNEY+ E OS FILMES DA SEMANA EM STREAMING

A programação de filmes para ver em casa está cheia de blockbusters, a começar por “Avatar: O Caminho da Água”, terceira maior bilheteria de cinema de todos os tempos, que chega à Disney+ após lançamento nas locadoras digitais por um preço maior que a assinatura da plataforma. Outros destaques comerciais são “A Morte do Demônio – A Ascensão” e “Dungeons & Dragons – Honra entre Rebeldes”, por enquanto apenas em VOD (vídeo sob demanda). Mas há outras boas opções nos streamings, incluindo cults e títulos inéditos. Veja abaixo a lista das 10 novidades selecionadas para conferir no fim de semana.  

| AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA | DISNEY+

 

Depois de impressionar nos cinemas e faturar nas locadoras digitais, o novo espetáculo cinematográfico do diretor James Cameron chega aos assinantes do Disney+. A continuação do longa de 2009 volta a acompanhar os personagens Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), introduzindo seus filhos. Na trama, eles são forçados a buscar asilo com uma tribo litorânea ao serem expulsos de sua comunidade na floresta pelos invasores da Terra. É que nosso planeta enfrenta ameaça de extinção e ambiciona tomar o belo planeta paradisíaco para abrigar a humanidade. Quem comanda a invasão, por sinal, é um velho conhecido dos protagonistas: um avatar gigantesco do coronel Miles Quaritch (Stephen Lang). Assim, a defesa do meio ambiente, implícita no primeiro filme, ganha um novo ingrediente: a crítica ao belicismo militar e à atividade dos posseiros ilegais.

Com um visual bastante superior ao do blockbuster de 2009, capaz de proporcionar uma imersão maior no mundo de Pandora, a sci-fi venceu o Oscar de Efeitos Visuais e se consagrou com a terceira maior bilheteria de cinema de todos os tempos – ranking que é liderado pelo primeiro “Avatar”.

O elenco inclui a volta da maioria dos atores do primeiro filme – além dos citados, Sigourney Weaver, CCH Pounder, Joel David Moore e Matt Gerald (mas não Michelle Rodriguez!) – , junto com novidades como Kate Winslet (“O Leitor”), Michelle Yeoh (“Star Trek: Discovery”), Oona Chaplin (“Game of Thrones”), Edie Falco (“Nurse Jackie”) e Cliff Curtis (“Fear the Walking Dead”).

 

| A MORTE DO DEMÔNIO – A ASCENSÃO | VOD*

 

O resgate da franquia dos anos 1980 surpreende com um dos melhores filmes de toda a saga. Visceral e sangrento, o longa mostra a assustadora possessão demoníaca de uma mulher, que tenta matar a irmã e os próprios filhos.

A trama tira em torno de duas irmãs distantes, vividas por Alyssa Sutherland (“Vikings”) e Lily Sullivan (“Mental”), que decidem reatar após longo afastamento, apenas para ter sua reunião atrapalhada por uma possessão, que coloca a vida de seus entes queridos em risco. Além de novos personagens, o filme também inova em relação à premissa original. Em vez de se passar numa cabana no meio da floresta, desta vez os ataques demoníacos acontecem num apartamento comum.

Rodado na Nova Zelândia, o terrorzão é o segundo longa do diretor irlandês Lee Cronin, selecionado pessoalmente por Sam Raimi, produtor e criador da franquia, após sua estreia com o horror indie “The Hole in the Ground” – premiado em 2019 no Fant, festival de cinema fantástico de Bilbao, na Espanha. E atingiu nada menos que 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| DUNGEONS & DRAGONS – HONRA ENTRE REBELDES | VOD*

 

A adaptação do famoso jogo de tabuleiro agradA em cheio com uma boa aventura, efeitos visuais, bom humor e personagens carismáticos. Na trama, Chris Pine (“Mulher-Maravilha”) interpreta o mentor de um grupo de ladrões que se junta para impedir a destruição do mundo, após ajudarem o vilão a roubar o que precisava para realizar seus planos malignos.

O filme tem roteiro e direção da dupla Jonathan Goldstein e John Francis Daley. Especialistas em comédia, eles dirigiram o remake de “Férias Frustradas”, que foi um fracasso de bilheteria, e “A Noite do Jogo” (2018), uma das comédias mais engraçadas dos últimos anos. Além disso, escreveram roteiros de vários sucessos, inclusive de “Homem-Aranha: De Volta para Casa” (2017). O elenco ainda inclui Michelle Rodriguez (“Velozes e Furiosos”), Sophia Lillis (“It – A Coisa”), Regé-Jean Page (“Bridgerton”), Justice Smith (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) e Hugh Grant (“The Undoing”) como o vilão.

 

| SWEETHEART | FILMICCA

 

Esta simpática comédia de verão tem 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A trama encantadora explora a vida de AJ (Nell Barlow, em seu primeiro protagonismo), uma adolescente em conflito com sua homossexualidade e as relações familiares, durante férias em um resort litorâneo. O longa retrata a infelicidade da adolescência em meio à alegria incessante de seus familiares, até que ela encontra um motivo para se animar: uma bela e confiante salva-vidas (Ella-Rae Smith, de “Into the Badlands”).

Premiado no BIFA (premiação do cinema independente do Reino Unido), vencedor do Festival de Glasgow e consagrado em vários festivais LGBTQIAPN+ importantes, como o LA Outfest e o Inside Out Toronto, o filme marca a estreia da diretora e roteirista Marley Morrison, considerada uma das melhores surpresas recentes do cinema britânico.

 

| A CRIADA | TELECINE

 

O premiado longa de Park Chan-wook (“Oldboy”) é uma adaptação do romance lésbico “Na Ponta dos Dedos” da escritora galesa Sarah Waters, mesma autora do livro que inspirou a minissérie britânica “Toque de Veludo” (Tipping the Velvet, 2002) e o filme “Afinidade” (Affinity, 2008), todos de temática lésbica e passados na Inglaterra vitoriana.

Park manteve o enredo, mas avançou algumas décadas, mudou a locação e alterou a etnia das personagens. Passada na Coreia nos anos 1930, durante o período de domínio colonial japonês, a trama acompanha Sook-Hee, uma espécie de “Oliver Twist” lésbica, garota órfã de bom coração que mora num cortiço com ladrões e vigaristas, e que se vê envolvida num elaborado golpe do baú planejado por um vigarista profissional. O trapaceiro consegue empregar a jovem órfã como criada na casa de uma família japonesa rica, esperando que ela convença Lady Hideko, herdeira de uma fortuna, a casar-se com ele. Seu plano, porém, não conta com o sentimento que surge entre as duas mulheres. Não por acaso, o título de duplo sentido do romance original alude tanto aos dedos leves dos larápios quanto ao prazer sexual pelo toque de dedos.

Elogiadíssimo, “A Criada” tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e venceu 70 prêmios internacionais, incluindo o BAFTA (o Oscar britânico) de Melhor Filme em Língua não Inglesa de 2017.

 

| AMOR FORA DA LEI | MUBI

 

Um dos melhores filmes do diretor David Lowery (“A Lenda do Cavaleiro Verde”), premiado no Festival de Sundance de 2013, traz ao streaming sua história de amor condenado com elenco estelar. Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar”) vive um fora-da-lei apaixonado que vai para a cadeia por assumir um crime de sua mulher grávida (Rooney Mara, de “Carol”). Anos depois, ele foge da prisão e sai pelas colinas do Texas para se reunir com sua esposa e filha que ele nunca conheceu, apenas para descobrir um homem da lei (Ben Foster, de “A Qualquer Custo”) tentando ocupar seu lugar na vida das duas.

Para fãs de cinema autoral, vale observar que não só a premissa de love story marginal, mas até fotografia belíssima do filme devem muito ao clássico “Terra de Ninguém” (1973), que lançou a carreira do cineasta Terrence Mallick.

 

| ATÉ OS OSSOS | AMAZON PRIME VIDEO

 

O drama que volta a reunir o ator Timothée Chalamet com o diretor Luca Guadagnino após “Me Chame pelo Seu Nome” adapta o romance homônimo de Camille DeAngelis, que combina romance e canibalismo. O filme se passa nos anos 1980 e segue uma mulher em uma viagem em busca do pai que nunca conheceu, na tentativa de entender por que sente vontade de matar e comer as pessoas que a amam. No meio de sua jornada, ela encontra alguém que parece ser sua alma gêmea.

O roteiro foi escrito por Dave Kajganich, que trabalhou com Guadagnino em “Suspiria”, e o papel principal feminino é vivido por Taylor Russell (“Perdidos no Espaço”), que pelo desempenho venceu o Troféu Marcello Mastroianni de Melhor Atriz Jovem no Festival de Veneza. O elenco também inclui Mark Rylance (“Não Olhe para Cima”), André Holland (“Moonlight”), Jessica Harper (“Suspiria”), Michael Stuhlbarg (“Dopesick”), o diretor David Gordon-Green (“Halloween”), Francesca Scorsese (“We Are Who We Are”) e Chloë Sevigny (também de “We Are Who We Are”).

 

| UMA OBSESSÃO DESCONHECIDA | PARAMOUNT+

 

Maika Monroe (de “Corrente do Mal”) e Jack Lacy (“The White Lotus”) são um jovem casal que, durante uma caminhada pelas montanhas remotas da costa Noroeste do Pacífico, passa a crer que há algo sobrenatural naquele lugar. Quando outro casal encontra Maika desacordada e sem seu par, ela não consegue se lembrar de nada que aconteceu. Ou será que está mentindo?

Este é o quarto terror da dupla Dan Berk e Robert Olsen, de “Vilões” (2019), “Anoitecer Violento 2” (2016) e “Corpo” (2015).

 

| FLAMIN’ HOT: O SABOR QUE MUDOU A HISTÓRIA | STAR+

 

O filme sobre a origem do Cheetos picante é baseado na autobiografia “Um Menino, um Burrito e um Biscoito: De Zelador a Executivo”, escrita por Richard Montañez, que se baseou em suas origens mexicanas para conceber o Cheetos Flamin ‘Hot. O problema é que ele era um faxineiro na empresa e ninguém dava ouvidos a sua sugestão, até o CEO da Frito-Lay ficar intrigado com a ideia de apimentar os Cheetos – que bombou na indústria dos petiscos.

Estreia da atriz Eva Longoria (“Desperate Housewives”) na direção de um longa-metragem de ficção, a comédia dramática traz Jesse Garcia (“Narcos: México”) no papel principal e ainda inclui Tony Shalhoub (“Maravilhosa Sra. Maisel”), Annie Gonzalez (“Vida”), Dennis Haysbert (“Longe do Paraíso”) e Emilio Rivera (“Aurelia la Texana”).

 

| UM ANO INESQUECÍVEL – OUTONO | AMAZON PRIME VIDEO

 

O primeiro projeto de Lázaro Ramos para a Amazon Prime Video é o segundo filme da quadrologia “Um Ano Inesquecível”, que adapta uma antologia de contos com o mesmo nome, escritos por Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. A adaptação do astro e diretor baiano é a história de Dewet, em seu segundo longa após a consagração com “Medida Provisória”. A história gira em torno de Anna Júlia e João Paulo, um típico casal improvável. Ela odeia música e tudo que mais quer é um estágio e estabilidade para ajudar o pai em casa. Ele é um jovem músico de rua que sonha em viver da sua arte. Mesmo assim, a paixão entre os dois acontece, e em um dos lugares mais simbólicos de São Paulo: a Avenida Paulista. A movimentada capital é o cenário da desafiadora jornada que ambos enfrentam para ficar juntos.

O elenco destaca Gabz (“Temporada de Verão”) e Lucas Leto (“Bom Sucesso”) como os protagonistas, além dos cantores Lulu Santos e Iza.

2023-06-09T20:40:42Z dg43tfdfdgfd