NO PRIME VIDEO: O FAROESTE MAIS SURREAL DA HISTóRIA DO CINEMA PERDEU MILHõES, ACABOU COM UMA ERA INTEIRA E AGORA é ACLAMADO COMO UMA OBRA-PRIMA CULT

É fato que muitos filmes marcam momentos culturais na indústria cinematográfica, embora nem sempre de maneiras positivas. É o caso deste longa que, de uma vez só, destruiu um estúdio inteiro, acabou com os filmes clássicos de faroeste dos cinemas e encerrou uma era em Hollywood, tudo graças à megalomania do diretor, mesmo que hoje em dia seja considerado uma obra-prima cult.

Reprodução

Estamos falando de O Portal do Paraíso, de 1980, que conta a história da Guerra do Condado de Johnson, nos EUA, no final do século 19, quando ricos fazendeiros americanos tentaram massacrar um grupo de colonos sob os olhos inertes de um governo local passivo.

Tal filme nasceu do movimento iniciado década de 1970, quando um grupo de jovens cineastas se estabeleceu nos Estados Unidos. Além de Martin Scorsese e Peter Bodganovich, havia também o fenômeno em construção Michael Cimino — que recebeu, para O Portal do Paraíso, um perigoso passe livre criativo e financeiro. E assim o diretor tornou-se completamente megalomaníaco durante as filmagens.

Pelo menos é o que o vice-presidente do estúdio United Artists, Steven Bach, descreve em seu livro Final Cut. Cimino decidiu por várias escolhas extremamente questionáveis durante a produção do filme com a justificativa de "um mau pressentimento" muito calcado em seu próprio ego. Não foi choque nenhum quando o orçamento e os atrasos atingiram níveis assustadores e insustentáveis.

Com oito meses de atraso e dezenas de milhões gastos acima do orçamento, o diretor enviou uma versão de cinco horas para o United Artists. A duração foi reduzido para duas horas e meia, mas algo veio à tona junto deste processo: o comportamento e crueldade de Cimino com os animais no set chegaram aos ouvidos da imprensa, e os críticos aguardaram o lançamento do filme preparados para retaliação.

O Portal do Paraíso foi destruído pelas críticas e arrecadou apenas 3,5 milhões de dólares em contraponto a um orçamento de 44 milhões, que hoje equivale a algo por volta de 161 milhões. O estúdio United Artists foi vendido e perdeu todo o poder em Hollywood. No entanto, hoje em dia, muitos julgam o filme como uma obra-prima cult recheada de histórias nas entrelinhas.

O filme está disponível na assinatura premium do Prime Video.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Matheus Bianezzi no Twitter e Instagram.

2024-03-27T15:17:56Z dg43tfdfdgfd